domingo, abril 23, 2006

Sistema geográfico português Lusiglob


Image Hosted by ImageShack
Centro de Gouveia visto no sistema da Lusiglob

Quase todos os nossos leitores já conhecerão o Google Earth e estarão ao corrente das vantagens e limitações deste sistema.

Para além da sua universalidade, do suporte para GPS na versão "Plus" e de toda uma série de vantagens, o Google Earth apresenta como limitação uma cobertura deficiente no interior do nosso País, impossibilitando a sua utilização em situações onde é exigido uma maior precisão.

O sistema da Lusiglob, feito com base em imagens de satélite e na cartografia militar, vem suprir algumas destas falhas, dado que a precisão do sistema acaba por ser a dos suportes cartográficos que lhe servem de base.

Para além de ser um sistema geográfico interactivo, o Lusiglob ainda inclui bases de dados sobre recursos e entidades tão variadas como quarteis de bombeiros ou forças policiais, autarquias, ou outras, de modo a que estas sejam facilmente localizáveis sobre o mapa.

Também permite desenhar rotas, gerar diagramas de elevação, estimar áreas e fazer impressões, entre várias outras funcionalidades típicas neste tipo de soluções.

Como maior inconveniente, falta o suporte para GPS, que já sugerimos, e um sistema de "scroll" mais eficaz, com maior recurso ao rato, de forma a que mais facilmente se possa passar de uma área do mapa para outra.

Alertamos para o facto de ser necessário proceder a um registo rápido para poder aceder ao sistema, algo que é comum neste tipo de serviços.

Sendo um complemento interessante aos actuais recursos de informação geográfica, com um inegável mérito e qualidade, propomos uma visita a um "site" que demonstra que, em determinadas áreas tecnológicas, Portugal está ao nível do que de melhor se faz no Mundo.

1 comentário:

Nuno Cabeçadas disse...

Olá Isabel
Para Lisboa existem mais soluções interessantes:

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2006/05/lisboa-em-3d.html

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2006/10/avenida-de-roma-em-3d.html

Obrigado pela visita