sábado, abril 29, 2006

Shemagh - o lenço do deserto


Image Hosted by Imageshack
Shemagh-no link instruções de uso

Para muitos será um mero acessório de moda, para outros a afirmação de solidariedade política com a causa árabe, mas o facto é que o "shemagh" tem vindo a ganhar adeptos, nomeadamente entre várias forças militares que operam em áreas desérticas.

Basicamente, o "shemagh" é um lenço rectangular em algodão, com dimensões superiores a 1 metro de lado e que serve como protecção contra os elementos mais agrestes do deserto, sejam as variações extremas de temperatura, seja o vento ou as tempestades de areia.

Com um padrão algo comum a todos os modelos, o número de cores passou do típico vermelho ou negro em alternância com o branco para combinações de cariz mais militar, em que tons de verde ou amarelo-deserto se combinam com cores mais escuras, de modo a obter algum efeito de camuflagem.

No entanto, independentemente das cores e da proveniencia, o "shemagh" acaba por ter um uso semelhante, que pode, nos vários países árabes, ter um carácter cerimonial e ser símbolo de um determinado estatuto social, mas que no Ocidente tem ganho adeptos sobretudo entre os praticantes de alguns desportos radicais, entre os quais o todo o terreno.

Na ligação incluida na fotografia pode-se encontrar a forma de colocar o "shemagh", tal como é utilizada pelas forças militares, sendo possível adquirí-los a preços que vão desde a meia dúzia de euros até perto do dobro, conforme as quantidades em causa e a sua proveniencia.

A título de curiosidade, uma dúzia de "shemaghs" militares custará, já com portes incluidos, qualquer coisa como 76.5 euros, o que se traduz num preço unitário aproximado de 6.5 euros, podendo ser uma opção interessante para uma compra colectiva por parte de um clube ou de um grupo de amigos.

Fica aqui a sugestão, como recordação de um encontro ou de uma actividade, eventualmente com alguma personalização que garanta alguma exclusividade.

Numa altura em que o Verão e o tempo quente se aproximam, esta é a primeira de algumas sugestões que temos em vista, em termos de equipamento ou vestuário prático a preços muito inferiores aos praticados por algumas marcas ou casas da especialidade.

Sem comentários: