domingo, abril 30, 2006

O Kamov Ka32


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Kamov Ka-32A, o helicóptero selecionado

Sendo um dos assuntos discutidos na preparação da próxima campanha de fogos florestais, não queremos deixar de descrever este helicóptero de origem russa, que está no centro de um concurso que, conforme referimos, terminou com resultados polémicos.

A Kamov é uma das principais empresas russas, e mesmo mundiais, em termos de concepção e fabrico de helicópeteros, produzindo modelos inovadores que vão desde o muito conhecido Ka25 "Hormone", utilizado pela antiga União Soviética como arma anti-submarina, ao temível Ka-50 "Hokum", um modelo de ataque extremamente sofisticado e que será o equivalente russo do AH-64 "Apache" americano.

Uma das características inovadoras que caracterizam os Kamov é o duplo rotor com movimentos contrários, que permite a utilização de pás mais curtas, no caso do Ka32 de apenas 15.9 m de diametro, e dispensa a necessidade do rotor de estabilização na cauda, permitindo-lhe continuar a operar mesmo com danos importantes na cauda.


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O antecessor, o Ka-25 em versão anti-submarina

O modelo em causa, o Ka32, é um helicóptero de transporte multifuncional, que surge na mesma linha dos Ka25 e herda muita da experiência recolhida ao longo de anos, a que acrescenta várias inovações, sobretudo a nível de electrónica e comunicações, essenciais num planeta mais global e onde os compradores são oriundos dos mais diversos países.

O Ka32 está equipado com dois turbo-propulsores TV3-117 VMA com 2.200 Cv cada e tem um peso de descolagem máximo de 11.000 kg, podendo transportar até 5.000 kg de carga

A dimensão da cabine de transporte é de 4.52 m de comprimento, 1.24 de altura e 1.3 de largura e, para além dos 2 elementos de tripulação, pode transportar até 13 passengeiros.

O Kamov Ka32 atinge os 260 Km/h, tendo como velocidade de cruzeiro 240 Km/h, pode operar até aos 6.000 m e tem uma autonomía de 800 Km sem depósitos auxiliares.

Tal como muitos outros equipamentos desenvolvidos para fins militares, provenientes da Rússia, os Kamov oferecem uma excelente relação preço qualidade, com uma robustez e fiabilidade invejáveis, sendo uma das melhores opções possíveis.

No entanto, o facto de não estar certificado internacionalmente para transportar passageiros, para além de, na nossa opinião, impossibilitar missões de salvamento, já que em termos de busca pura e simples o transporte é irrelevante, implica sérias limitações na sua utilização.

Para além de servir como heli-bombardeiro, a possibilidade de transportar uma equipa de primeira intervenção, com equipamentos de sapador, é essencial como complemento do ataque a incêndios na sua origem, pelo que a falta de um seguimento imediato de combate em terra na sequência de descargas de água, comprometem seriamente o seu uso táctico.

Este é um assunto que continuaremos a acompanhar, nomeadamente em termos da certificação para efeitos de transporte de um modelo que poderá vir a ser utilizado entre nós nos próximos anos.

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