domingo, abril 30, 2006

Loki GPS para Internet Explorer


Image Hosted by Imageshack
O Loki funciona por triangulação de antenas WiFi

Para quem não tenha GPS mas disponha de um portátil com Wi-Fi e use o Internet Explorer, já existe a possibilidade de utilizar um sistema de posicionamento geográfico por "software".

Embora actualmente esteja apenas disponível nos Estados Unidos, este processo de localização com base na posição das antenas de Wi-Fi está a começar a preparar a expansão para outros países, nomeadamente para áreas onde haja um número suficiente de antenas que garantam um posicionamento seguro.

O princípio do Wifi Positioning System (WPS) é simples e baseia-se em geometria simples através do uso uso de triangulações, e no tráfego gerado pelo computador para determinar a posição deste.

Mesmo sem cobertura Wi-Fi, é dada uma posição aproximada com base no endereço de IP do portátil, de modo a que haja um posicionamento geográfico rudimentar.

Brevemente, o Loki irá suportar outras plataformas, como o PocketPC, o Windows Mobile ou o PalmOS, bem como o MacOS e o Linux, e permitir o envio de SMS e a partilha de informação entre grupos restritos de utilizadores.

Enquanto esperamos que este ou outro sistema similar chegue a Portugal, deixamos aqui as ligações para o "site" deste sistema que, esperamos, virá a ter muitas aplicações no futuro.

Sem comentários: