quinta-feira, maio 04, 2006

Holandês cria sistema de gestão de meios


Image Hosted by Imageshack
Site da IP-Redes.Net

A licenciatura em Engenharia Técnica de Dragagens dificilmente ajudaria a adivinhar que o holandês Jan Mulder viesse a conceber um sistema de apoio à gestão de meios de combate a incêndios. O facto de viver em Portugal há 13 anos e de se ter sentido chocado com o problema dos fogos florestais, aliado a um "interesse de tempos livres" pela Informática, explicam o nascimento de um projecto que está a dar os primeiros passos e para o qual espera vir a ter apoios oficiais.

Como explicou ao JN, o projecto IPRedes visa a instalação de sondas meteorológicas associadas a um sensor ultravioleta que detecta fogos nascentes. "Para ter cobertura nacional, serão necessários 2500 destes equipamentos", explica. Toda a rede estaria, depois, ligada a um receptor e um servidor de dados "actualizados por satélite, quando se justificar".

O custo da implantação do projecto, a que se juntou a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, está estimado em seis a dez milhões de euros. "Estamos a conceber os protótipos e queremos fazer um ensaio na segunda quinzena de Agosto", explica Jan Mulder. "Só depois teremos o plano detalhado de implantação".

Publicado em 02 de Maio no Jornal de Notícias.

Reiteramos, uma vez mais o apoio a este Projecto inovador e, como o fizemos recentemente, lembramos que a IPRedes aceita colaboração em várias áreas de actividade.

Sem comentários: