quarta-feira, maio 03, 2006

Bombeiros de Leiria recrutam na escola


Image Hosted by Imageshack
Curso de emergência médica

Desde 2001, ano de criação do "Grupo de Socorro Primário" (GSP), já foram admitidos 50 alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira nos Bombeiros Voluntários de Leiria, número que a torna o principal campo de recrutamento desta corporação.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria, Almeida Lopes, refere-se à Secundária Afonso Lopes Vieira como "o viveiro" da corporação, que tem 312 elementos no activo e necessita de recrutar novos voluntários com frequência.

"Este é um projecto exemplar a nível nacional", afirma o comandante, que salienta que "aumenta a capacidade operacional, eleva o nível cultural da corporação e leva os jovens a ocuparem o tempo de forma positiva."

No âmbito do GSP são ministrados três cursos: química do fogo, tripulante de ambulância de transporte e primeiros socorros, com o objectivo de educar os alunos para a saúde, segurança e solidariedade.

Situada em Gândara dos Olivais, perto do quartel dos Voluntários, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira fez o primeiro exercício de evacuação em 1990 e actualmente realiza três simulacros por ano, a última das quais ocorreu na semana passada, em parceria com os bombeiros de Leiria, onde foram postos em prática os ensinamentos que podem salvar vidas numa situação real.

De acordo com Jorge Baptista, professor de Biologia e coordenador do GSP, há mais de 200 ocorrências de socorro por ano na escola.

O "Grupo de Socorro Primário" foi formado em 2001 por sugestão de dois alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira ligados aos Bombeiros Voluntários de Leiria, e dos 50 alunos que entretanto aderiram à corporação, a maioria mantém-se no activo.

Depois de recrutados na Secundária Afonso Lopes Vieira, os estudantes entram nos quadros dos Voluntários quando fazem 17 anos, recebendo formação e, de forma progressiva, são integrados nos serviços de socorro onde muitos deles têm hoje posições-chave.

Esta é já "a quinta geração de alunos", que inclui 36 formandos, explicou o coordenador do Grupo de Socorro Primário, Jorge Baptista, adiantando que 75% dos alunos envolvidos no projecto têm aderido ao corpo activo dos Bombeiros Voluntários de Leiria.

Trata-se de um exemplo a seguir, dado que, para além do recrutamento, protocolos entre as corporações de bombeiros e as escolas permitirão não apenas o recrutamento, mas uma educação cívica e um treino indispensáveis na sociedade de hoje.

Numa altura em que se pretende ocupar os alunos durante todo o dia, muitas vezes recorrendo a actividades fastidiosas e de duvidoso valor educativo, a cooperação entre bombeiros e escolas pode ser uma das soluções para a promoção de acções de formação proveitosas no âmbito do socorro e da emergência.

O estabelecimento de protocolos entre bombeiros e as escolas locais, com base num programa a ser estabelecido a nível nacional, parece-nos de vital importância para a educação dos nossos jovens e para a construção de uma sociedade mais solidária.

Sem comentários: