sexta-feira, maio 05, 2006

"Dog Tags"


Image Hosted by ImageShack
Modelos americano, russo e alemão de "dog-tags"

As conhecidas chapas de identificação começaram por ser distribuidas a militares ou outras profissões de risco, mas cedo se popularizaram e podem, quando devidamente utilizadas, fornecer informações importantes acerca do seu portador.

mencionamos o método "Em Caso de Emergência", que corresponde à gravação no telemóvel de um número, designado por "ECE", com o contacto de alguém que possa fornecer informações acerca do portador, mas o antigo método das "dog-tags" continua válido, sendo muitas vezes mais fiável e acessível.

Entre os vários modelos disponíveis, apresentamos o típico modelo americano, que é prensado num equipamento apropriado, ficando com as letras em relevo, e é composto por um par de placas de identificação, neste caso com silenciadores de borracha, e presos por duas correntes.

A informação habitual neste modelo é o primeiro e último nome, inicial do meio, número de identificação e grupo sanguíneo.

O modelo russo, menos frequente, é em aço inoxidável e necessita de ser gravado por um sistema "laser", sendo composto por uma única chapa de grande resistência e suspenso por uma corrente simples.

O modelo apresentado é o do Ministério para as Situações de Emergência, de que já aqui falamos, e que na Rússia será o equivalente, embora profissionalizado e potenciado com unidades de carácter militar, do nosso Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

No verso pode ser gravado o nome, patronímico e apelido, tal como é normal na Rússia, havendo modelos, como este, que têm espaço na parte da frente para o grupo sanguíneo.

Finalmente, o modelo alemão destina-se a ser gravado nas duas metades e, em caso de necessidade, pode ser partido, deixando a metade superior presa no fio do portador, e podendo a outra ser enviada como forma de identificação.

Este modelo, tipicamente, não costumava ter o nome, mas apenas números e identificativos de unidade, mas, caso se pretenda, poderá ser gravado com informações mais úteis para situações de emergência.

Todas elas podem incluir as informações necessárias, sendo a gravação do primeiro modelo a mais económica, mas, no final, acaba por ser uma questão de gosto pessoal e de fornecer, em caso de emergência, um conjunto de dados úteis.

Para clubes ou organizadores de actividades, esta pode ser uma recordação útil a incluir na inscrição em acções, ou mesmo como substitução do tradicional cartão de sócio, havendo a possibilidade de encomendar, a partir de certas quantidades, modelos específicos para gravar ou já gravados.

Sem comentários: