quarta-feira, abril 26, 2006

Bombeiros da Guarda revoltados com noticia do DN


Image Hosted by Imageshack
Notícia do DN sobre sapadores florestais

Na última reunião da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda foi aprovado por unanimidade o comunicado da direcção, como reação ao artigo publicado no Diário de Notícias sob o título "Bombeiros Voluntários recebem 70.000.000 por ano - Corporações contratam voluntários para combater incêndios aumentando os custos com salários", que aqui já comentamos.

Madeira Grilo considera que os bombeiros foram difamados e considera é necessário parar esta sequência de ofensas, de intrigas palacianas e de apunhalar o voluntariado.

Ainda segundo o mesmo responsável, não se sabe quanto dinheiro é gasto pelos bombeiros, sabe apenas que essa verba não é gasta em ordenados, uma vez que os Bombeiros Voluntários recebem apenas compensações de horas perdidas.

O presidente da Federação Distrital dos Bombeiros da Guarda afirma que as Corporações não contratam ninguém para apagar fogos e os homens que são recrutados para o voluntariado recebem uma formação especifica.

Madeira Grilo sente-se revoltado com a notícia publicada no Diário de Noticias, e sublinha que o comunicado aprovado na última reunião já foi enviado ao jornal, estando a Federação a aguardar agora pela resposta.

Já manifestamos a nossa preocupação acerca deste conjunto de notícias e da sua oportunidade, dado configurarem uma campanha contra os bombeiros, vulnerabilizando a sua posição e antecipando um eventual fracasso no combate às chamas no próximo Verão.

Na verdade, estes números, de proveniencia ainda desconhecida, são atirados para o ar sem que seja concretizados onde foram efectuados os gastos, misturando as verbas dispendidas com pessoal, aquisição, manutenção ou reparação de veículos e combustíveis de forma a que seja impossível obter uma ideia clara da sua distribuição.

Estaremos, portanto, perante uma manobra de antecipação, criando a predisposição para responsabilizar os bombeiros, muito especialmente os voluntários, caso as escassas medidas adoptadas pelo Governo não tenham sucesso e os números finais de área ardida estejam a par dos registados nos últimos anos.

4 comentários:

Bleve, Sr. disse...

É realmente triste a forma como tentam denegrir a força voluntária que nós temos... :|

Nuno Cabeçadas disse...

E mais grave ainda, sabendo que não há uma alternativa real ao voluntariado.

Bleve, Sr. disse...

Pois, pelo menos a curto prazo não há :|

Nuno Cabeçadas disse...

Mas mesmo que houvesse, seria sempre de manter o contributo do voluntariado, como forma de responsabilização colectiva da sociedade.