sexta-feira, maio 12, 2006

Incêndio em São Pedro do Sul


Image Hosted by Imageshack
Incêndio florestal no Verão de 2005

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de quarta-feira em São Pedro do Sul (Viseu) obrigou à intervenção de 101 bombeiros, disse à agencia Lusa fonte do comando distrital de operações de Socorro (CDOS).

O fogo teve início perto das 15:15 numa zona de mato e floresta e cerca de duas horas depois esteve na iminência de ficar circunscrito, mas perto das 19:30 ficou com quatro frentes activas.

"Nunca chegou a ficar circunscrito e pelas 19:30 estava com quatro frente activas", referiu a fonte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, que acrescentou que "às 20:30 o incêndio ficou circunscrito, às 21:23 foi dominado e às 21:38 entrou em fase de rescaldo".

A fonte do comando distrital adiantou que no local permaneceram os 101 bombeiros e as 24 viaturas de nove corporações até à extinção total das chamas.

Bastou um pequeno aumento de temperatura e algum vento para ficaram criadas as condições suficientes para a ocorrência de mais um incêndio florestal, não se tendo verificado nenhuma alteração substancial em termos de meios ou mesmo a nível táctico quando comparado com situações similares ocorridas no ano passado.

Chamamos a atenção para o facto de, não obstante os vários anúncios, todo o combate ter sido da responsabilidade de bombeiros voluntários e não de nenhuma das forças ou entidades apresentadas ao longo deste ano como o objectivo de reforçar o combate aos incêndios.

Também os célebres equipamentos individuais, anunciados pelo Ministro da Administração Interna, parecem não ter sido distribuidos, de acordo com queixas de algumas corporações, razão pela qual nos interrogamos relativamente às melhorias previstas para este ano.

Numa altura em que se aproxima a "Fase Bravo", espera-se que o dispositivo previsto, provido dos equipamentos e meios que o Governo anunciou, esteja realmente disponível e colocado no terreno, de modo a evitar os trágicos números que se registaram o ano passado.

Sem comentários: