domingo, maio 07, 2006

Bases para modelos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Range Rover numa base pintada em diversos tons

Já aqui apresentamos diversos modelos adquiridos montados, os quais podem ser colocados em exposição dentro das respectivas caixas de apresentação.

No entanto, há quem prefira personalizá-los um pouco, dando-lhes um toque de exclusividade através de alguns retoques no próprio modelo ou da modificação da base em plástico.

Para obter um maior realismo da base, normalmente em plástico preto, existem vários processos, conforme o tipo de terreno que se pretende reproduzir, os meios disponíveis e, logicamente, a prática de cada colecionador.

Nalguns casos, a própria base possui algum relevo e, nesse caso, este pode ser pintado da cor apropriada recorrendo a técnicas simples que consistem numa correcta mistura de tintas de modo a não só colorir, mas dar uma maior profundidade.

Inicialmente, a base é pintada na cor mais escura, neste caso um castanho a imitar terra, que se deixa secar de modo a funcionar como primário e obter uma base de trabalho mais consistente.

Seguidamente, mistura-se um tom um pouco mais claro, por exemplo amarelo-deserto, na cor que serviu de base e, com o píncel quase seco, pintam-se as zonas mais salientes, de modo a haver uma transição suave de um tom para outro.

Finalmente, recorre-se a uma tonalidade ainda mais clara, eventualmente adicionando um pouco de branco e pincelando ainda mais suavemente, de modo a que só as partes mais salientes recebam um pouco de tinta, podendo colocar-se um pouco de vegetação artificial para aumentar o realismo ou esconder alguma pequena imperfeição.

Na primeira fotografia, podem-se ver os resultados deste método, onde se recorreu a tintas acílicas sem brilho para obter uma base pronta a receber um Range Rover à escala 1/72, modelo que já apresentamos e pelo qual optamos devido à dimensão da base disponível.


Image Hosted by ImageShack
O mesmo modelo numa base em cartão impresso

Outro método simples e mais imediato, consiste em adquirir nas casas de modelismo uma ou várias folhas em cartão impressas, muito utilizadas em maquetes com comboios.

Com um preço que ronda o € 1.50 para duas folhas em formato A5, basta recortá-las na medida certa com o auxílio de um bisturi e de uma régua e colá-las com cola de contacto, recolocando seguidamente a miniatura.

Na fotografia pode-se ver o mesmo modelo sobre uma destas folhas, sendo que neste caso optamos por fotografá-la antes de a retocar, de modo a que se possa aferir o aspecto com que estas são comercializadas.

No próximo texto, iremos apresentar duas outras variações de bases para modelos, sempre recorrendo a técnicas simples e materiais acessíveis.

Sem comentários: