quinta-feira, março 19, 2009

Menos vigilância das praias em 2009


Image Hosted by ImageShack
Uma praia marítima em Portugal

A vigilância em 183 praias marítimas vai ficar reduzida em 2009, devido à alteração do período em que é obrigatória a presença de nadadores-salvadores.

Esta medida de redução de custos já foi aprovada pelo Ministério do Ambiente, que respondeu favoravelmente ao pedido de diversas autarquias que optaram por um período balnear que vai de 15 de Junho a 15 de Setembro e não de 01 de Junho até ao final de Setembro.

Desta forma, será poupado, sabe-se lá a que preço, o valor correspondente a um mês de vigilância destas 183 praias, do que resulta um acréscimo do perigo para todos quantos as frequentem fora do prazo em que existe vigilância.

Num País que aposta no sector turístico e que tenta estimular e promover o turismo nacional e fora de época, esta medida é um completo absurdo e pode, só por sí, fazer ruir todo o esforço publicitário promovido por uma recente campanha do Ministério da Economia.

Para além de uma manifesta falta de respeito pela segurança e pela própria vida humana, preterida em favor de princípios economicistas, nem mesmo na sua vertente económica se pode concluir que esta opção terá resultados positivos, sobretudo se a quebra de receitas superar a poupança que se vai obter.

Sem comentários: