quarta-feira, outubro 05, 2005

Protecção das barras de direcção


Image Hosted by Imageshack
Protecção de direcção

Sendo uma peça se não necessária, pelo menos bastante aconselhável em terreno irregular, as protecções de direcção atingem por vezes valores difíceis de aceitar sobretudo se tivermos em conta que os modelos mais baratos constam de uma placa e dois suportes metálicos.

Este modelo foi o mais barato que descobrimos, vendendo-se no Ebay inglês por valores que andam entra as 20 e 25 libras, que se podem traduzir por pouco mais de 30 euros. A este valor acresce o transporte, o qual pode ser francamente reduzido caso tenham conhecimentos em Inglaterra que a tragam quando se deslocarem em Portugal ou procurem a forma de envio económica. Também uma encomenda conjunta de vários exemplares permite um custo de envio baixo, capaz de tornar este negócio ainda mais apetecível.


Image Hosted by Imageshack
Protecção de direcção em Série 3

Esta protecção em concreto consta de uma peça de alumínio, perfurada e dobrada em angulo, de dois suportes metálicos em ferro, que tiveram de ser furados no local certo numa das extremidades para serem aparafusados nos orifícios existentes no chassis e de um conjunto de parafusos e porcas.

Na 1ª fotografia pode-se ver a placa, ainda por instalar e os furos que vêm de origem e foram utilizados para aparafusar na placa em L, que por sua vez foi aparafusada na parte inferior do para-choques, e nos dois suportes laterais.


Image Hosted by Imageshack
Detalhe da protecção de direcção

Na 2ª imagem, é visível a placa já aparafusada na parte inferior do para-choques através de uma peça mencionada, ficando um pouco atrás da vertical do para-choques. Visto lateralmente, quer a protecção, quer o berço do guincho estão montados no para-choques de forma a que nenhuma destas peças saia dos contornos iniciais do veículo, facto várias vezes evocado durante as Inspecções Periódicas Obrigatórias como passível de reprovar um veículo.

Na 3ª foto, pode-se ver o braço de suporte na vertical, que está aparafusado no suporte da suspenção, utilizando para tal um orifício já existente.

Não sendo nada de luxuoso, com um acabamento simples, oferece a protecção necessária, pelo seu baixo preço evita desculpas para prescindir deste acessório.

Sem comentários: