sexta-feira, outubro 07, 2005

Cabo de dados e alimentação para Magellan GPS 310


Image Hosted by Imageshack
Cabo de dados e alimentação

Apresentamos dias atrás um Magellan GPS 310 como exemplo de um equipamento portátil, de baixo custo, mas capaz de enviar dados para um portátil ou um sistema de piloto automático através de um cabo apropriado, existente em versões com e sem alimentação através de uma tomada de isqueiro.

Os cabos, independentemente do modelo e compatíveis com todos os GPS Magellan da série 300, são fixos na parte superior traseira do equipamento através de um sistema de parafuso que garante uma ligação segura.

O GPS 310 envia dados posicionais em formato NMEA a cada segundo a uma velocidade constante e não configurável de 4.800 bps. Assim, todas as configurações para que os dados sejam aceites e descodificados, terão de ser efectuadas no programa que os vai trabalhar, o qual terá de ser compatível com as opções mencionadas.


Image Hosted by Imageshack
Selecção de porta série

Para obter a comunicação, o programa, neste caso o OziExplorer, que vai receber o sinal do GPS deverá ser configurado para a porta série onde o cabo vai ser ligado conforme se pode observar na 2ª imagem.

Seguidamente, será selecionada a velocidade de transmissão que deve ser fixada nos 4.800 bps, utilizando os dados em formato NMEA, como pode ser observado na 3ª imagem recolhida, tal como a anterior, através de um utilitário de captura de écrans.

Neste caso, também pode ser utilizado o Gps Gate para partilhar o sinal de GPS por diversas aplicações, sendo que neste caso é necessário configurar segundo os mesmos parâmetros a forma como este programa recebe os dados. No écran de configuração será, portanto, selecionada a porta série e 4.800 a nível de velocidade de transmissão.


Image Hosted by Imageshack
Configuração de velocidade

Este cabo tem a terminação para efeitos de alimentação preparada para ser utilizada numa tomada de isqueiro standard, existente na maioria dos veículos, que permite a utilização do GPS sem recorrer às baterias internas, as quais serão poupadas para quando este for utilizado de forma autónoma e desligado de qualquer acessório exterior. Embora existam modelos de cabo apenas para dados ou somente para alimentação, estes são desaconselhados dado que este modelo de GPS apenas pode ter um cabo conectado de cada vez.

Se bem que no comércio convencional estes cabos possam atingir preços elevados em Portugal, onde valores perto dos 45 € são normais, é possível adquirí-los em 2ª mão por valores acessíveis, na ordem dos 15 a 20 Euros, justificando-se em absoluto a sua compra dadas as novas possibilidade de utilização que este acessório permite.

No nosso caso concreto, este modelo veio substituir um modelo dedicado e inclusivé mais dispendioso da Globalsat ligado via USB que, não obstante a sua excelente precisão, apenas funciona ligado ao portátil, não tendo, portanto, qualquer possibilidade de operação autónoma.

Sem comentários: