domingo, setembro 25, 2005

GPS Gate


Image Hosted by Imageshack
Écran de confguração do GPS Gate

Um dos factores fundamentais na selecção de uma dada solução é a sua flexibilidade e a possibilidade de adicionar novos módulos, sendo esta uma das vantagens dos computadores pessoais portáteis e dos PDA's.

Estes equipamentos têm a possibilidade de permitir a vários programas receberem em simultâneo informações permanentes do receptor de GPS, sem que se verifiquem situções de conflito ou de impossibilidade de acesso, ainda que temporária.

O GPS Gate, actualmente com versões para Windows XP e, recentemente, para Pocket PC, cria diversas portas virtuais de GPS, permitindo atribuir a cada aplicação que necessite de informação deste dispositivo, o acesso permanente e exclusivo ao que aparenta ser um GPS em uso exclusivo. Desta forma, cada programa é configurado para observar uma porta diferente, gerida pelo GPS Gate, que vai servindo de canal para partilha entre estes e um único dispositivo físico.

A configuração é extremamente fácil, ficando residente em memória, disponível para utilização de outras aplicações. No exemplo a seguir mencionado, selecionou-se a porta gerada pelo software que controla o GPS, que sendo de ligação USB, cria uma porta série, ou COM, virtual e que no nosso caso é a COM5.

Seguidamente criaram-se duas portas virtuais, inexistentes no computador, com os endereços de COM6 e COM8, para as quais serão configurados os programas que vão partilhar um único GPS cujo endereço real é COM5. Assim, se o PC tiver portas físicas COM1 e COM2 e uma porta COM5 criada pelo software do GPS, o ideal é começar a criar portas virtuais como COM6 ou acima dado que em vários PC's as COM3 e 4, mesmo aparentemente não existindo, podem ter existência a nível de BIOS.

Assim, atribuimos ao OziEplorer um GPS na COM6 e ao GPS Camera, de que falaremos mais tarde, um na COM8, cabendo ao GPS Gate gerir ambas as portas. Mas caso haja outras aplicações que suportem GPS, como a versão Plus do Google Earth, outras portas podem ser adicionadas conforme as necessidades.

Obviamente, só podem ser usados para a criação de portas virtuais endereços sem existência real, pelo que o próprio programa não permite a criação de portas que entrem em conflito com as existentes.

As duas restantes opções, de Start GpsGate after boot e de Retry connection to input destinam-se a fazer o arranque automático do programa na altura em que o computador é ligado, no segundo caso, a forçar o teste periódico da porta a que está ligado o GPS. Esta opção é necessária caso o GPS seja do tipo USB, ligado a uma porta série criada através do controlador do dispositivo e que pode ou não estar permanentemente disponível.

Este programa pode ser obtido através do site do autor sendo necessário proceder ao seu registo caso se pretenda continuar a utilizar. O GPS Gate apenas é necessário caso prentenda utilizar o GPS para fornecer dados a mais de um programa em simultâneo, algo que pode ser necessário em configurações mais complexas.

Sem comentários: