terça-feira, setembro 27, 2005

GPS Camera


Image Hosted by Imageshack
Camera USB vendida pela PT

Este pequeno programa, que existe unicamente em versão para Windows, recolhe dados posicionais do GPS, imagens da webcam e inclui em cada imagem a informação geográfica, podendo ser temporizado de forma a recolher imagens com a periodicidade considerada conveniente. Para além da informação geográfica, inclui também em cada imagem gravada a data e hora de passagem, bem como a velocidade instantanea do veículo em milhas marítimas.


Image Hosted by Imageshack
Écran de GPS-CAM


Para utilizá-lo, tendo a webcam e o GPS configurados, basta indicar qual a porta série onde deve ser reconhecido o sinal de GPS. Esta pode ser uma porta obtida através do software do próprio GPS ou através de uma das portas virtuais configuradas via GPS Gate, sendo esta a opção mais normal dado que o GPS é primordialmente utilizado por um programa de orientação como o OziExplorer.

Este programa que funciona com qualquer das câmaras que testamos, entre as quais o modelo mais económico de entre as que podem ser adquiridas on-line através das Lojas PT por 19 Euros, pode ser obtido através do site do autor. Tirando fotografias com uma periodicidade pré-determinada ou quando existe uma alteração de cenário, ocupa pouco espaço em disco mesmo após longos trajectos.

O GPS Camera oferece uma forma fácil e acessível de ilustar um trajecto, complementar um "road book" ou facilitar a leitura de um itinerário com imagens que permitam aos menos experientes um método adicional de localização, pelo que esperamos que continue a ser melhorado. O custo do registo, essencial para suportar o custo de novas versões é de 25 Euros e pode ser pago contactando o autor através do site mencionado.

Sem comentários: