sexta-feira, dezembro 14, 2007

Microsoft, Nokia e TomTom adquirem empresas de mapas digitais


Image Hosted by ImageShack
Écran com menus do Multimap

A Microsoft comprou a Multimap, uma das principais empresas britânicas que desenvolvem trabalhos e investigação no desenvolvimento de mapas "on-line".

Ainda não foram divulgados os montantes envolvido na aquisição da Multimap, que vem complementar a oferta da Microsoft na área de aplicações como o Virtual Earth ou os mapas do Windows Live Search.

O interesse da Microsoft pela Multimap terá, sobretudo a ver com o "know-how" da empresa que opera num sector onde produtos como o Google Earth tem sido o líder do mercado e o preferido pelos utilizadores da Internet.


Image Hosted by ImageShack
Écran de localização do Multimap

Recentemente, a Nokia adquiriu a Navteq, num negócio que envolveu 8.100.000.000 de dólares e a TomTom comprou a Tele Atlas, demonstrando que este mercado tem uma especial vitalidade e que é cada vez mais necessário reforçar a excelência dos produtos de forma a enfrentarem uma competição extremamente agressiva.

Esta é uma área em franco crescimento, sendo a utilização de mapas digitais cada vez mais popular com a difusão de GPS e de telemóveis inteligentes, com capacidade de geolocalização através do sinal das antenas GSM.

O aumento exponencial da utilização de mapas digitais e a sua inclusão num cada vez maior número de dispositivos móveis é uma das tendências que esperamos para os próximos anos, mesmo sabendo que a privacidade vai sendo menor, em prol de uma maior segurança que é dada pela permanente geolocalização de quem possua um destes sistemas.

A questão da localização de pessoas e objectos, essencial para a segurança em muitas circunstâncias, é um tema que temos vindo a abordar e a que voltaremos em breve, nomeadamente no respeitante à cada vez mais presente referenciação geográfica de telemóveis, que tem vindo a ser cada vez mais discutida nos meios de comunicação social.

Sem comentários: