quinta-feira, dezembro 13, 2007

Nokia desenvolve telemóvel com sensor ambiental


Image Hosted by ImageShack
O Nokia Eco Sensor Concept

O fabricante sueco Nokia tem vindo a desenvolver um conceito de telemóvel considerado mais seguro para a saúde do utilizador e amigo do ambiente.

Para além de construido, tanto quanto possível, com materiais reciclados, o novo modelo implementa um conjunto de funções de monitorização das condições atmosféricas locais e terá um consumo energético reduzido.

O conjunto de funções integram-se no "Eco Sensor Concept", que também inclui sistemas de avaliação das condições meteorologicas, integrando um sensor alimentado a energia solar e têm capacidade de monitorar a saúde do utilizador, avaliando um conjunto de funções vitais, como o ritmo cardíaco.

O sensor incluido no novo modelo também regista valores ambientais, como temperatura, a humidade, níveis de monóxido de carbono, qualidade do ar e nível de radiações ultravioleta.

Mais do que as inovações presentes, é objectivo da Nokia expor um conjunto de conceitos novos, apresentar pistas e formentar a troca de ideias entre os fabricantes e os utilizadores, de modo a repensar o telemóvel num futuro que se quer sustentável.

Talvez o mais interessante seja a inclusão de um conjunto de dados ambientais que serão da maior utilidade em diversas situações, sendo que, caso esteja implementada a possbilidade da sua transmissão automática, viria a resolver alguns problemas que hoje implicam a instalação de estações de recolha dados cujo sistema de comunicações é complexo e dispendioso.

Este é um projecto que convém acompanhar, pois um simples telemóvel poderá fornecer dados importantes na informação, por exemplo, de níveis de risco, sendo que associados a um sistema mais complexo, poderão servir de base a um conjunto de implementações a nível da Protecção Civil.

Sem comentários: