terça-feira, dezembro 11, 2007

Época de Natal deve ser sinónimo de alerta contra fraudes "on-line"


Image Hosted by ImageShack
O computador, por vezes um cenário de crime

É nesta altura de Natal, em que o consumo aumenta e o comércio electrónico apresenta um maior número de transações, que se torna necessário maior cautela nas compras via Internet.

Todos os anos, sucessivamente, se têm verificado novos máximos em termos de comércio electrónico, estimando-se mais de 20.000.000.000 de euros em 2007, com uma concentração maior na época natalícia que acaba por ser a mais propícia a fraudes.

De entre os factores de risco existe a tendência para um menor cuidado nas compras de última hora, com menos atenção na verificação da idoneidade dos "sites" e a sua detecção tardia quando efectuadas via cartão de crédito, normalmente só detectadas quando o extrato chega às mãos do titular.

Na época de Natal, com férias, pontes e atrasos na correspondência, para além de um maior número de transações, que pode quase camuflar as que não foram da iniciativa do titular do cartão, é fácil que este só entre 30 a 45 dias após uma fraude se aperceba do sucedido, dando tempo para que a mercadoria seja entregue numa qualquer morada diferente da sua.

Este ano, estima-se que o aumento em termos de fraudes electrónicas chegue aos 20% relativamente ao ano de 2006, em parte porque a maioria das vítimas se limita a confiar na entidade emissora do cartão de crédito ou no comerciante que recebe o pagamento e não se assume como parte activa no combate à fraude.

Nos "sites" que temos mencionado em diversos artigos, os pagamentos são efectuados através de sistemas de processamento seguros, que tornam a fraude virtualmente impossível, sendo esta uma segurança adicional relativamente à implementada pelos emissores dos cartões de crédito e do Paypal, caso esta seja a opção utilizada.

Sem comentários: