sábado, dezembro 15, 2007

Geolocalização via WiFi chega a Portugal


Image Hosted by ImageShack
Mapa de cobertura do Loki para Lisboa

O Loki, um sistema de localização que dispensa o uso de GPS e recorre a um sistema de triangulação de antenas WiFi para determinar a posição de um computador ou de um PDA, já incluiu a cidade de Lisboa entre as zonas cobertas pelo sistema, conforme o mapa anexo.

não é a primeira vez que abordamos este interessante "add-on" que se assume como um GPS virtual, tendo no passado referido algumas das suas limitações, como a menor precisão quando comparado com um receptor convencional, mas a possibilidade de operar dentro de paredes.


Image Hosted by ImageShack
Écran do Windows Mobile

A versão de "software" actualmente disponível é a 2.0, existindo em versão para Microsoft Windows, para Macintosh e para Windows Mobile, sendo que no primeiro caso obriga a ter instalado o Windows XP com o Service Pack 1 e Internet Explorer 5.5 ou superior.

A versão para Windows Mobile, presente na maioria dos PDA's e em diversos outros equipamentos móveis, é particularmente interessante e a que pensamos ter maior interesse, adequando-se a diversas funções e podendo vir a substituir os GPS convencionais por um sistema interactivo e em permanente actualização.

Ainda não tivemos ocasião de testar o Loki em Lisboa, mas deixamos desde já esta sugestão que pode ser uma alternativa interessante e que começa a ser cada vez mais explorada pelos utilizadores de equipamentos com WiFi.

Sem comentários: