terça-feira, setembro 19, 2006

Localização via GPS, WiFi e GSM


Image Hosted by ImageShack
Seguimento via GSM

Nos últimos dias, vários leitores têm colocado questões relativamente à localização de pessoas ou objectos, sendo que na maior parte dos casos é mencionada a possibilidade de para tal recorrer ao telemóvel através da rede GSM.

De forma genérica, todos os equipamentos de localização funcionam através de um sistema de triangulação que envolve uma cronometragem mais ou menos sofisticada e precisa do tempo que demora a comunicação entre um emissor e o próprio equipamento.

No caso dos GPS, destinados a fornecer a posição geográfica com o máximo de precisão, esta medição é feita a partir de satélites, sugeita a correcção de erros e a uma verificação, de modo a que a medição se traduza num resultado que, com toda a probabilidade nos equipamentos mais recentes, não se desviará mais do que alguns metros da posição real.

Outros sistemas que aqui mencionamos, como o Loki, usa a triangulação a partir de antenas WiFi, de que também resulta uma precisão notável, dispensando a aquisição de um aparelho de GPS mas limitando a sua utilização a zonas onde a rede foi devidamente mapeada de modo a que cada antena de WiFi conste de um mapa com o máximo de precisão.

Actualmente, o Loki apenas funciona em áreas dos Estados Unidos, estando previsto para o próximo ano a expansão para a Europa, mas desconhecendo-se ainda quando e se chegará a Portugal.

Lembramos, no entanto, que este sistema apenas funciona onde houver cobertura WiFi, após o que perde a sua precisão dado passar a basear-se apenas na entidade que faz a atribuição do IP.

No caso dos telemóveis, estes mudam automaticamente de uma antena emissora para outra conforme a qualidade do sinal, que depende não apenas da distância mas de inúmeras condições que afectam a propagação do sinal.

Assim, é possível que a antena mais próxima não seja aquela que disponibiliza um melhor sinal, seja por características próprias seja, por exemplo, pela existência de um obstáculo, pelo que o sistema de triangulação pode apresentar resultados falíveis.

Os próprios fabricantes de sistemas de localização mistos, que incluem GPS e GSM, avisam que será o GPS a ser utilizada sempre que tenha sinal, prevendo um erro de poucos metros, que será sempre inferior aos 25, revertendo para o GSM quando o GPS não possa ser utilizado.

É de notar que o GPS é particularmente sensível e no interior de uma edificação ou mesmo numa rua estreita, pode não conseguir receber informações suficientes para determinar a sua posição, enquanto o GSM pode manter-se activo mesmo em caves ou garagens, tal como acontece com a maioria dos telemóveis.

Surge, no entanto, um problema quanto à precisão desta forma de localização, sobretudo em situações onde o equipamento receba um sinal de menor qualidade, pelo que os fabricantes deste tipo de localizadores avisam para o facto de o erro poder chegar aos 500 metros, o que dentro de uma cidade torna este sistema de validade reduzida.

Na imagem incluida, pode-se ver as áreas onde um equipamento GSM foi localizado e o raio onde poderia estar, correspondendo à antena a que estava ligado, o que demonstra a baixa precisão deste sistema em termos de localizador, razão pela qual apontamos noutro tipo de equipamentos para este tipo de função.

Entre os equipamentos destinados a fornecer um posicionamento preciso, sempre baseados em GPS, existem versões que permitem consulta em tempo real, via GSM ou GPRS e outras que só após a sua recolha e ligação a um computador pessoal descarregam os dados, permitindo então a sua visualização sobre um programa próprio como o Google Earth.

O Globalsat TR-101 ou TR-102, que recentemente apresentamos, continua a ser, na nossa opinião, o localizador pessoal que oferece melhores características e a relação qualidade/preço mais favorável, permitindo ser usado como telemóvel no contacto com um conjunto restrito de utilizadores, do que resulta uma polivalência particularmente vantajosa.

As características deste equipamento, bem como a sua disponibilidade na Europa, já foram abordadas em dois textos recentes, pelo que sugerimos a sua consulta aos mais interessados ou curiosos, não se justificando alongarmo-nos em relação a este localizador.

Assim, e para quantos necessitem de fazer o seguimento ou localização em tempo real, com possibilidade de obter uma posição rigorosa a cada momento, o recurso a um localizador pessoal com GPS e possibilidade de envio de posição via GSM ou GPRS será a opção correcta, evitando as margens de erro de equipamentos concebidos originariamente para outros fins.

Sem comentários: