quinta-feira, setembro 21, 2006

GPS DataStick Logger


Image Hosted by ImageShack
GPS DataStick Logger

Para além dos equipamentos de localização descritos, mencionamos um sistema de GPS que recolhe e armazena dados que após a sua recolha serão transferidos para um computador pessoal.

Este equipamento, de reduzidas dimensões, inclui o receptor de GPS, uma bateria e uma memória onde ficam alojados conjuntos de posição e hora, que serão guardados em formatos RTF, ou "Rich Text Format", XLS para o Microsoft Excel, HTML, utilizado pelos "browsers", ou KML, que permite posicionar a informação no Google Earth.

O GPS integrado recebe informação de até 12 satélites e tem uma precisão aproximada de 15 metros na horizontal e 22 na vertical.

Este equipamento inclui ainda "software" próprio e um "interface" USB 1.1 para ligação a computadores pessoais que utilizem Microsoft Windows 2000 ou XP, nos quais os dados serão visualizados.


Image Hosted by ImageShack
Interior do GPS DataStick Logger

A alimentação é feita por 2 baterias AAA, que lhe permitem operar em condições normais durante 5 a 7 dias, após o que, mesmo sem funcionar, os dados continuam a ser mantidos na memória de 1 Mb.

Com dimensões aproximadas de apenas 10 cm de comprimento por 3 de largura e 2 de altura, pode ser facilmente colocado no interior de uma viatura, dentro de um bolso, numa mala, ou em qualquer outro objecto cujo percurso se queira conhecer.

Este modelo, ou outros semelhantes, podem ser adquiridos no EBay por valores abaixo dos 150 euros, a que acrescem portes e, eventualmente, direitos alfandegários.

Logicamente, não podemos deixar de chamar a atenção para o facto de haver normas de privacidade a respeitar e que a utilização de equipamentos deste tipo deve seguir estritamente o disposto na legislação em vigor, sendo que da sua não observância podem resultar consequências graves.

Sem comentários: