sexta-feira, setembro 22, 2006

Apesar das condições meteorológicas, os fogos continuam


Image Hosted by ImageShack
Imagem de fogo florestal numa câmara de vigilância

Apesar das actuais condições climatéricas, a ligeira subida de temperatura que se verificou na segunda-feira contribuiu para a ocorrência naquele dia de 77 incêndios florestais e em mato, que envolveram 648 bombeiros e 169 veículos, conforme dados do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

Os incêndios que contribuem para este número são de menor dimensão, podendo ser apontado como exemplo o que ocorreu em Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, que foi extinto em duas horas por 48 bombeiros, apoiados por 11 veículos, um helicóptero e dois aviões.

O número de meios envolvidos bem como a curta duração demonstram que, agora que já passou a pressão dos meses mais quentes, mas ainda com ocorrências frequentes, será esta uma boa altura para testar novas soluções no combate e prevenção de incêndios.

A utilização de sistemas de vídeo, tal como na imagem que apresentamos, já se encontra em uso em diversos países, sobretudo nos Estados Unidos e Canadá, e a sua resolução permite uma monitorização eficaz, havendo soluções que procedem ao envio de imagens apenas quando são detectadas alterações suspeitas.

Embora existam câmaras especializadas, com capacidade de avaliar alterações térmicas, o seu custo poderá levar a um adiamento sucessivo da implementação de um sistema de videovigilância, pelo que podemos equacionar a instalação em zonas críticas de equipamentos menos complexos, desde que ofereçam uma qualidade de imagem capaz de ser devidamente interpretada.

Muitos destes equipamentos usam redes de comunicações comuns aos telemóveis e podem, inclusivé, ser instalados em várias das torres que os retransmissores usam, poupando assim em termos de infraestruturas, nomeadamente no respeitante a instalações eléctricas, suportes ou comunicações.

Para além do recurso a satélites, que já mencionamos, a redução de preços e aumento de qualidade de sistemas de transmissão de imagem sem fios é uma alternativa que poderá substituir vários dos actuais postos de vigilância com uma substancial redução de custos e uma maior centralização da informação.

Este sistema de alerta tem, logicamente, de ser complementado por acções no terreno, de modo a que a presença humana reforce a dissuasão resultante da vigilância electrónica, de modo a que se verifique uma ocupação efectiva no terreno, a única que demonstrou ser realmente eficaz e para a qual, para além das entidades oficiais, contamos com o voluntariado de todos os que se interessam pela resolução deste problema.

Sem comentários: