terça-feira, junho 29, 2021

O Windows 11 e o TPM 2.0 - 2ª parte

Nalguns computadores, é possível adicionar um módulo TPM 2.0, que é necessário adquirir e instalar, enquanto nalguns casos pode ser feita um actualização do "firmware" que passe da versão de TPM instalada, tipicamente a 1.2, para a versão 2.0, ultrapassando-se assim este problema.

Em último caso, existe a possibilidade de enganar o instalador do Windows 11, substituindo o ficheiro appraiserres.dll de uma "pen" de instalação pelo que era utilizado no Windows 10, o que implica alguns passos que passam pela substituição do ficheiro original, que se encontra na pasta "sources" pela versão anterior.

Tal substituição implica descomprimir o ficheiro ISO de instalação para uma pasta, proceder à subsituição do ficheiro appraiserres.dll e correr o "setup", o que permite que esta decorra sem que seja efectuada a verificação do módulo TPM 2.0, de forma semelhante ao que sucedia com o Windows 10.

Em opção, durante o processo de instalação, na altura em que surge um écran com uma janela com a mensagem que menciona a incompatibilidade, pode-se premir as teclas "Shift" e "F10", o que permite aceder a uma linha de comando, o que permite correr o "Regedit.exe".

Sem comentários: