A medição da temperatura de gases de escape já foi abordada em textos anteriores, mas a importância de que se reveste, sobretudo quando estão em causa motores com algum tipo de modificação, da qual pode resultar um aumento de temperatura, leva-nos a voltar ao assunto, propondo o "kit" mais barato que encontramos no mercado.
Alertamos para o facto de este tipo de leitura ser efectuada de forma completamente diferente à do habitual termómetro, que mede a temperatura do líquido de refrigeração, enquanto neste caso a medição é dos gases de combustão, portanto traduzindo a temperatura interna do motor, que pode subir de forma desfazada relativamente ao líquido de refrigeração.
Tal como outros "kits", este é composto por uma sonda em aço inoxidável 304, com um diâmetro de 5 milímetros e um comprimento de 3 centímetros no respeitante à zona a ser exposta ao calor, e um comprimento total de 8 centímetros, à qual vem ligado um cabo de 2 metros, isolado e devidamente terminado.
A sonda tem uma roscagem 1/8" NPT, de compressão ajustável, e que pode ser colocada, tal como sugerimos, recorrendo a uma das placas que destinada a substituir a válvula de recirculação de gases de escape, ou EGR, devidamente modificada, que deve ser furada e roscada de forma adequada, eventualmente usando uma simples porca com a roscagem da sonda.
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