sábado, julho 02, 2011

Forquilhas de fixação para cabos metálicos - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
As dimensões das forquilhas de fixação

Assim, uma única peça faz a ligação do cabo ao olhal, permitindo ao mesmo tempo alguma regulação ou ajuste da extensão do cabo, dispensando outros acessórios, os quais, mesmo que de boa qualidade, constituem sempre pontos de maior vulnerabilidade.

Estão disponíveis forquilhas deste tipo para os diâmetro de cabo mais habituais, com dimensões que, para cabos de 5 mm, rondam os 10 cm de comprimento por dois de diâmetro, acrescendo um pouco mais para o pino de fixação, que para este modelo tem 8 mm.

Mas se em termos funcionais estamos diante de um conjunto de vantagens, em termos económicos verifica-se o inverso, com cada uma das quatro forquilhas a custar perto de uma quinzena de Euros, a que acresce o preço do cabo, que poderá ser de 5 ou 6 mm de diâmetro.

Esta é uma solução prática, de elevada qualidade, mas com um preço final várias vezes superior ao da que se pode obter com peças mais convencionais, como esticadores, serra cabos ou mosquetões, pelo que, por muito atractiva que seja, deve ser equacionada com ponderação.

Sem comentários: