segunda-feira, junho 27, 2011

LBP quer extinção dos GIPS - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

A Liga dos Bombeiros Portugueses pretende a extinção do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), alegando o elevado custo e o escasso período de actividade anual desta força especial.

A possível extinção do GIPS já fora equacionada no passado, e a LBP já manifestara descontentamento perante o investimento nesta unidade e pelo difícil relacionamento que se verificara em diversas situações, mas nunca o pedido de extinção fora formulado de forma tão clara.

Presumimos que perante as dificuldades que atravessam as corporações, a sugestão de extinção do GIPS, de que resultaria a transferência de verbas para os bombeiros, pelo menos supomos que seja esta a ideia que está por detrás da sugestão da LBP, seria uma forma de manter a operacionalidade perante uma crise que terá um impacto grave e pode comprometer o desempenho de missões.

Em contrapartida, o mesmo não foi pedido em relação a outras forças, como a Força Especial de Bombeiros, igualmente dotada de um orçamento importante, pelo que surgem dúvidas quanto à coerência do pedido e à oportunidade do mesmo.

Sem comentários: