sexta-feira, setembro 03, 2010

Enxurradas após os fogos - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma enxurrada

Os recentes incêndios florestais, para além da devastação causada, têm como consequência a destruição de elementos naturais essenciais para fixar os terrenos, tornando-os vulneráveis a deslizamentos ou aluimentos.

A situação ocorrida há apenas dois dias em Seia, com corte de uma estrada e destruição de bens, é exemplo desta consequência dos fogos que acrescentam prejuizos aos já verificados, os quais não são imputados directamente às suas causas reais.

O sucedido deve servir de alerta, sendo identificáveis inúmeros locais onde situações semelhantes se podem vir a verificar, devendo ser adoptadas as medidas que previnam situações graves ou de resolução complexa, antecipando, inclusivé, a possibilidade de efeitos colaterais.

Se o impacto directo de uma enxurrada é facilmente avaliável, determinar quais as consequências possíveis, mesmo que resultante de uma combinação de factores, pode ser menos intuitivo, mas, por isso mesmo, justifica uma análise atenta de modo a serem preparados planos de contingência.

Sem comentários: