Existe uma manifesta dificuldade em conectar os sistemas de diagnóstico mais acessíveis aos Land Rover com motorização Td5, incluindo-se entre estes os conhecidos ELM327, que se destinam a veículos com conectores OBD2 padronizados, e que sobre essa ligação física estabelecem uma conexão lógica recorrendo a um dos protocolos suportados, desde que compatível com o veículo em causa.
Os conectores associados aos motores Td5 têm ligações diferentes, com o Discovery 2 a ter activos os pinos 4, 5, 7, 13 e 16 enquanto no Defender com a mesma motorização os pinos activos são o 4, 5, 7, 8 e 16, diferindo, portanto a ligação que no primeiro caso fica no pino 13 e no segundo no pino 8.
Este tipo de conecções aproxima-se muito das ligações ISO 9141-2, cujos pinos activos são o 4, 5, 7, 15 e 16, ou seja, coincidindo em quatro ligações, ficando de fora a que se encontra no pino 15, que, dependendo do modelo de veículo com motor Td5 deveria passar para os pinos 13 ou 8.
Noutros protocolos os pinos activos são outros, como no caso do J1850 VPW, que recorre aos pinos 2, 4, 5, e 16, enquanto no J1850 PWM o pino 10 também está activo, sendo manifesto que em todos os casos os pinos 4, 5 e 16 estão ligados, correspondendo a terra, nos dois primeiros, e a 12 volts no último.
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