segunda-feira, outubro 12, 2009

Nono militar da GNR suicida-se este ano - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Militares da GNR numa operação

O suicídio de um cabo da Guarda nacional Republicana (GNR), com apenas 32 anos, na passada quarta-feira eleva para nove o número de militares desta corporação a porem termo à vida este ano, acrescendo ainda dois elementos da Polícia de Segurança Pública.

Este foi o segundo suicídio com arma de fogo de militares da GNR em apenas dois dias no distrito de Castelo Branco, sendo que no primeiro caso, o militar antes de se suicidar matou a mulher.

O facto de não ser conhecido a este militar problemas psicológicos que servissem de alerta levanta mais uma vez a questão da falta de acompanhamento que se verifica com maior incidência no Interior do País, onde o afastamento das estruturas de apoio e o isolamento, que permite que situações de maior depressão não sejam assinaladas.

Se bem que estes números apontem para causas estruturais, ligadas ao próprio funcionamento e orgânica da GNR, que necessitam de ser rapidamente analisados e corrigidos, durante o período que medeia até uma solução mais defenitiva impõe-se a adopção de medidas temporárias que controlem e previnam, tanto quanto possível, novos casos de suicídio.

Sem comentários: