sábado, fevereiro 25, 2006

Alteração de mapas


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Conteúdo de eprom lida por um programador

As unidades de gestão electrónica dos motores dotados de um sistema de injecção, controlam diversos parâmetros, de cujos valores dependem, em grande parte, o rendimento obtido.

Quando é necessário intervir sobre estes mapas, alguns destes parâmetros tornam-se os alvos preferenciais para eventuais alterações:

- Injecção

- Ignição

- Variador de fase

- Limitador de rotações

- Pressão de turbo

- Overboost

A alteração dos mapas de injecção e de ignição é quase sempre obrigatória quando se procede a uma melhoria do rendimento do motor, embora os parâmetros a seguir sejam diferentes.

Quando falamos de injecção, estamos a referir-nos ao período em que os injectores funcionam e consequentemente à quantidade de combustível introduzida em cada cilindro.

Se por um lado o seu aumento poderá levar a uma mistura mais rica, por outro também poderá levar mais tempo a queimar, pelo que terá de haver uma coordenação precisa entre as modificações a nível de ignição e injecção.

Em muitos casos, sobretudo quando as modificações introduzidas são substancias, também devem ser modificados os valores do variador de fase, caso este exista.

No caso da ignição, o valor a modificar corresponde à posição exacta do ponto ou ângulo da árvore de cames, no qual a vela vai proceder à ignição da mistura colocada no cilindro.

O ou os limitadores de rotações permitem controlar o regime máximo de funcionamento do motor, sendo passíveis de, dentro de limites de segurança, serem alterados para valores superiores, permitindo uma maior flexibilização no uso do motor de da parametrização dos restantes mapas.

Nos automóveis com motores sobre-alimentados, uma ligeira alteração da pressão máxima do turbo permite obter um substancial incremento de potência, mantendo-se mesmo assim dentro de valores seguros.

Também o facto de ser possível antecipar a entrada em funcionamento do turbo, poderá aumentar a capacidade de resposta do automóvel a uma rotação mais baixa.

Quando exista, e em coordenação com as alterações dos valores do turbo, também os parâmetros de funcionamento do "intercooler" podem ser modificados, o que num automóvel de características desportivas, como um Ford Escort Cosworth ou um Lancia Delta Integrale pode corresponder a um aumento de 40 a 60 cavalos.

No texto a publicar amanhã, serão abordados alguns dos modelos de gestão electrónica mais difundidos, com referência às possibilidades que cada um oferece, em termos de possíveis modificações.

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