sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Bombeiros vão receber 9.000.000 de euros


Image Hosted by Imageshack
Auto-escada dos bombeiros

O Ministro da Administração Interna anunciou que será aprovada, no Conselho de Ministros para cobrir as a realizar na próxima semana, a resolução que autoriza a atribuição de 9.000.000 de eurosdespesas extraordinárias dos bombeiros dutante os incêndios florestais de 2005.

António Costa falava à margem do seminário "Que Modelo de Sistema de Segurança Interna para Portugal no Novo Milénio", que aqui já mencionamos por diversas vezes.

Recentemente, o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, revelou que muitas corporações vivem numa situação de "ruptura financeira" devido aos atrasos no pagamento desta e de outras dívidas.

Dos 9.000.000 de euros fazem parte verbas referentes a combustível, reposição de material e salários, bem como a reparação de viaturas ou a compra de alimentação, segundo explicou o Presidente da LBP.

Já abordaramos a questão das dívidas aos Bombeiros, não só por reduzirem a capacidade operacional, forçarem ao endividamento e restringirem o treino, mas como um factor de desmotivação que pode contribuir para a desmobilização dos voluntários.

Mesmo tendo em conta as dificuldades económicas que o País atravessa e compreendendo a necessidade de equilibrar as finanças públicas, o adiamento do pagamento de dívidas a quem tanto contribui para a segurança dos cidadãos, surge sempre como um péssimo investimento.

Sem comentários: