domingo, fevereiro 19, 2006

Behave Plus


Image Hosted by Imageshack
Écran de entrada do Behave Plus

Embora ainda pouco conhecidos por parte de quem não estuda a problemática dos incêndios florestais, existe
"software" para simulação da progressão dos fogos em diversos terrenos e nas mais variadas combinações de vegetação e condições atmosféricas.

Entre os vários programas utilizados para este fim, o Behave Plus, que pode ser obtido gratuitamente, é um dos mais conhecidos internacionalmente e fornece informações importantes que ajudam a prever o comportamento dos fogos e a forma como os vários factores influenciam, por exemplo, a velocidade de propagação ou a altura das chamas.

Este "software", compatível com o Windows, é de utilização simples, necessitando, sobretudo de uma cuidadosa introdução dos dados, de modo a que estes reproduzam as reais condições em que os incêndios se verificam.

Factores como o tipo e a composição da vegetação, a humidade do ar ou a velocidade do vento, entre outros, são reconhecidos por todos como influindo no comportamento das chamas, mas, para além da intuição ou da experiência, os avanços tecnológicos permitem obter resultados mais coerentes e rigorosos.

Para os mais interessados, sugerimos uma visita ao "site" onde este e outros programas podem ser obtidos gratuitamente, de modo a obter mais informações e testar inúmeras possibilidades que estes oferecem, eventualmente comparando os resultados obtidos nas simulações com casos conhecidos e devidamente documentados.

A utilização de "software", ou de outros meios tecnológicos, é algo que deve ser estimulado a nível dos Corpos de Bombeiros, despertando o interesse para a aquisição de novos conhecimentos que, não substituindo a experiência, complementam-na com um novo leque de informações.

Temos vindo a insistir na promoção da formação, quer pela melhoria dos resultados a nível operacional, que esperamos seja atingido, mas também pela valorização pessoal dos formandos, a qual se deve traduzir num melhor desempenho profissional, com merecidos benefícios pessoais para os próprios participantes.

Tal como já referimos, a concessão de oportunidades de formação, seja através de programas próprios, seja pela atribuição de quotas em acções já existentes, poderá ser uma das formas de compensar quem tanto se sacrifica pela comunidade, contribuindo para uma melhoria do desempenho e para uma maior capacidade de atrair novos voluntários.

Sem comentários: