segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Google Scholar local


Image Hosted by Imageshack
Logo do Google Scholar Beta

O sistema de pesquisa bibliográfico Google Scholar, que permite aos estudantes fazer pesquisas em bibliotecas de diversos países, já abrange Portugal.

Assim, os estudantes portugueses que utilizem este sistema de pesquisa de bases de dados bibliográficas, podem verificar se o livro em causa existe no nosso País, de modo a saber onde consultá-lo ou requisitá-lo.

Este sistema, ainda em fase de teste, aceita candidaturas de novas bibliotecas, de modo a aumentar a capacidade de pesquisa e permitir encontrar livros raros ou sobre temas específicos.

Podemos estar a assistir ao início da primeira base de dados bibliográfica universal, na qual será possível aceder a livros e registos de bibliotecas de todo o Mundo sem a necessidade de aceder a "sites" sucessivos, com a informação está devidamente organizada de forma a que os estudantes de cada País possam conhecer os recursos de que dispoem.

Sugerimos aos nossos leitores, sobretudo aos que se encontram a estudar ou fazem trabalho de investigação, que experimentem este sistema em franco progresso e que promete revolucionar a pesquisa bibliográfica.

Sem comentários: