quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Introdução ao motor de explosão


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Ciclo de motor de explosão a 4 tempos

Com base numa descrição que fizemos há 8 anos, no ambito de um projecto de modificação da gestão electrónica de motores a explosão, começamos hoje a publicar um conjunto de textos relativamente a algumas questões relacionadas com este assunto, começando hoje por uma breve introdução.

A parte relativa à mecânica, com base em motores a gasolina simples, que serve de introdução, será muito breve, dado que o objectivo é abordar alguns aspectos da gestão electrónica e não o funcionamento mecânico dos motores, que é conhecido pela maioria dos nossos leitores.

O motor de explosão a 4 tempos, também designado por de "ciclo Otto", é um motor de combustão interna e comando externo, capaz de transformar a energia contida na mistura explosiva de combustível e ar em energia cinética ou movimento.

Nos motores de explosão, a mistura combustível/ar é doseada no exterior da câmara de combustão, sendo aspirada pelo movimento descendente do pistão, após o que é comprimida no seu movimento ascendente e feita explodir pela faísca de uma vela.

O aumento súbito de pressão resultante da explosão faz o pistão voltar a descer, transmitindo o seu movimento à biela e à árvore de cames controlando as válvulas de escape através das quais os gases são expelidos para o exterior, dando início a um novo cíclo se inicie.

Desta forma, os 4 tempos deste ciclo de funcionamento, conforme a ilustração junta, são:

- Admissão: Válvula(s) de admissão aberta(s) e de escape fechada(s). Movimento de pistão descendente.

- Compressão: Todas as válvulas de admissão e de escape fechadas. Movimento de pistão ascendente.

- Combustão: Todas as válvulas de admissão e de escape fechadas. Movimento de pistão descendente.

- Escape: Válvula(s) de admissão fechada(s) e de escape aberta(s). Movimento de pistão ascendente.

Embora parte do controle seja mecânico, feito através de correntes, correias ou rodas dentadas que transmitem movimentos coordenados, na maioria dos motores modernos existe um complemento a nível de electrónica, que determina, entre outros, factores tão importantes como a quantidade de combustível injectado em cada cilindro ou o instante exacto em que tal acontece.

Esta breve descrição, que apenas serve apenas para relembrar conceitos básicos, provavelmente conhecidos por todos, serve de introdução aos textos sobre gestão electrónica que começaremos a publicar a partir de amanhã.

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