terça-feira, fevereiro 21, 2006

Acidente com ambulância dos Bombeiros


Image Hosted by Imageshack
Ambulância dos bombeiros acidentada

Uma ambulância de transporte de doentes dos Bombeiros Voluntários de Peniche despistou-se, anteontem, à entrada da cidade, e foi chocar contra um veículo ligeiro, provocando a morte do condutor deste automóvel, um pescador de 63 anos.

Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), considerou existirem "grandes lacunas no plano de formação dos bombeiros condutores de ambulâncias" e só agora estar a ser preparado um plano para dar treino aos condutores de veículos de emergência.

"Pode ser motorista quem tiver carta de condução, a que é averbada a condução de ambulância, mas é preciso que haja uma despistagem do perfil psicológico, que nem sempre é o adequado, a avaliar pelo índice de sinistralidade das ambulâncias", diz o Presidente da Liga.

Fernando Curto, Presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, classifica de "péssima" a formação dada aos motoristas de ambulâncias, apontando que "está desactualizada e não tem como preocupação acções de reciclagem dos condutores" e defende a diferenciação entre a condução de socorro e a condução de doentes.

Mais do que atribuir responsabilidades a quem esforçadamente tenta cumprir um dever para o qual pode não estar preparado, é necessário reavaliar os processos de selecção, formação e implementar acções periódicas de treino e reavaliação, de forma a evitar o elevado número de acidentes com veículos de socorro que se actualmente se verificam em Portugal.

As capacidades de cada ser humano evoluem ao longo da vida, modificando-se, e, no caso de características específicas, deterioram-se, podendo deixar de ser capaz de desempenhar determinadas funções em condições de segurança.

Em áreas tão sensíveis, como a emergência e o socorro, é urgente implementar medidas que garantam a segurança, não só dos que abnegadamente arriscam a vida nestas missões, mas também de todos aqueles que deles dependem ou interagem, de forma a reduzir os riscos inerentes ao desempenho destas funções.

Para além do treino em situações de emergência, sempre necessário, também a condução fora de estrada devia ser objecto de uma especial atenção, sobretudo como preparação para a época de incêndios florestais que se avizinha.

Nesta área, especificamente, esperamos que alguns dos entusiastas do todo o terreno que lêm estes textos se disponibilizem, quer para dar algumas lições de condução, quer para aconselhar na preparação dos veículos e nos cuidados a ter, de modo a evitar os acidentes ou as situações complicadas de que temos conhecimento.

Sem comentários: