quinta-feira, dezembro 31, 2009

Descodificada a encriptação que protege comunicações móveis - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um telemóvel GSM Intex

Um investigador alemão descodificou os códigos de encriptação utilizados pelos telemóveis com tecnologia GSM, permitindo assim que as comunicações possam ser interceptadas e entendidas.

Mais de 4.000.000.000 de aparelhos em todo o Mundo recorrem ao algoritmo A5/1, desenvolvido em 1987 para codificar as comunicações e proteger a privacidade dos utilizadores da rede, evitando a intercepção de chamadas e a sua audição indevida.

Recorrendo à informação agora existente, com alguns conhecimentos de informática e equipamentos de baixo custo, torna-se possível proceder à intercepção das comunicações, sendo o objectivo desta investigação demonstrar que o código actual, com mais de uma vintena de anos, deveria ser substituido por outro mais eficaz.

Apesar de esta investigação ter sido considerada ilegal pela GSM Association, Karsten Nohl garante que consultou advogados e está seguro da legitimidade do seu trabalho que não foi revelado em toda a sua extensão, de modo a não comprometer a segurança da rede.

Sem comentários: