Ficar atascado numa zona remota encontra-se entre os incidentes mais frequentes por parte de quem pratica todo o terreno, sendo aconselhável dispor no interior do veículo, e em local acessível, um conjunto de ferramentas ou equipamentos capazes de permitir ultrapassar esta situação particularmente desagradável, seja pelo número de ocorrências, seja pelas implicações que daí podem resultar.
Como alternativa às populares placas de desatascamento, rígidas e algo pesadas, que ocupam um volume substancial, estão disponíveis alternativas que, sendo menos eficazes e, portanto, podendo não estar à altura de todas as situações, podem contribuir para um desatascamento, sobretudo se complementadas por outros equipamentos ou utensílios.
Obedecendo ao mesmo princípio, o de proporcionar uma superfície mais rígida, onde a tracção seja possível sem que se verifique um afundamento, tem a desvantagem relativamente a modelos rígidos de não nivelar da mesma forma o terreno, podendo obrigar a um trabalho suplementar, para o que a presença de uma pá é particularmente vantajosa.
Neste caso concreto, convém nivelar o solo no sentido da deslocação pretendida, colocando a superfície junto do pneu, podendo, e aqui há uma óbvia vantagem face a modelos rígidos, escolher dobrar ou enrolar de modo a obter o máximo de eficiência, podendo assim preencher aberturas no solo ou mesmo fazer pequenas rampas, sempre respeitando os limites de carga e de aderência e princípios básicos de prudência.
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