domingo, março 28, 2010

Google lança novo alerta para possibilidade de ataque a contas - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um écran de login do Gmail

No entanto, sobretudo para quem utiliza acessos a partir de vários operadores, sobretudo quando incluem ligações móveis, nem sempre existe uma grande precisão, podendo mesmo surgir falsos alertas ou situações menos claras que implicam discernimento e alguns conhecimentos técnicos por parte do utilizadores.

Caberá, no entanto, ao utilizador verificar a fundamentação dos alertas e tomar medidas, salvo quando da situação resulte uma violação flagrante dos termos de serviço que comprometam o funcionamento do sistema ou coloquem em perigo terceiros.

Surge a questão do uso do Gmail apenas através de um cliente de correio, como o Outlook Express ou o Live Mail, onde este tipo de aviso, que surge na versão "webmail" não é visível, faltando o envio de uma mensagem de alerta quando se suspeite de que a conta foi comprometida.

Esta nova funcionalidade permite, efectivamente, uma maior segurança, mas não se pode esquecer que a mesma depende, em última instância, do utilizador e das precauções e comportamentos que adopta, sem o que não existem sistemas de alerta que evitam ataques e mesmo a destruição do conteúdo das pastas de correio.

Sem comentários: