sábado, abril 24, 2010

Câmara de Lisboa vai formar 500 voluntários em Protecção Civil - 2ª parte

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Elementos da Protecção Civil numa reunião

Juntamente com a prevenção rodoviária, a formação a ser incluida nos currículos escolares deveria versar os temas ou áreas que poderão influir na qualidade de vida dos estudantes, não apenas no seu percurso de aprendizagem, mas ao longo de toda a vida.

Ao invés de sobrecarregar os jovens com um conjunto de actividades cuho objectivo primário parece ser o de ocupar o máximo de tempo, a introdução de matérias relacionadas com o socorro, para usar o exemplo dado pela CML, ou de outras que contribuam para uma maior segurança e qualidade de vida parece ser uma opção a ter em conta, no sentido de proporcionar uma educação mais abrangente e despertar eventuais vocações.

A cooperação entre diversos ministérios e entidades, algo que pouco existe neste País, com o envolvimento das estruturas autárquicas permite, sem acréscimo de custos e, enventualmente, com a sua diminuição, caso a gestão do projecto seja efectuada de forma adequada, permitiria desenvolver programas capazes de melhorar a formação dos jovens, desenvolvendo as suas aptidões e promovendo a sua participação cívica.

Este tipo de iniciativa, que devemos entender como complementar e não substitutiva de outros recursos, merece ser devidamente acompanhada, como base de um trabalho mais extenso e abrangente que forneça ás populações formação e mesmo meios que permita uma resposta mesmo antes da chegada das entidades responsáveis pelo socorro, às quais caberá, em última instância, a acção decisiva.

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