A partir da tarde de ontém, domingo, mas com muito maior intensidade no dia de hoje, as chuvadas forte anunciadas pelo Instituto de Meteorologia (IM) marcam o final de um Verão extremamente longo e o início do tempo invernal.
Com uma previsão do IM de chuva e ventos fortes, agitação marítima, queda de granizo e trovoadas, esperam-se dificuldades no trânsito e os riscos inererentes às primeiras chuvadas, com lençóis de água nas estradas e cheias rápidas nas zonas urbanas, onde as sarjetas e sistemas de escoamento tendem a ficar entupidos durante o Verão.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil já determinou que nas zonas mais vulneráveis vigorará o "alerta amarelo", e emitiu os habituais alertas, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas das chuvas, uma condução especialmente prudente, evitar o atravessamento de zonas inundadas, fixar estruturas soltas ou mais expostas ao vento e evitar saídas para o mar.
Em contrapartida, as temperaturas do ar e da água do mar sofrerão apenas pequenas descidas, estando previsto uma diminuição de visibilidade e formação de nevoeiros e neblinas, que em conjunto com a chuva forte aumentarão as dificuldades de condução.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário