segunda-feira, outubro 10, 2011

As sondagens e os resultados das eleições na Madeira - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O cartaz do PSD nas eleições da Madeira

Se a vitória do PSD-Madeira nas eleições regionais era um dado adquirido, os resultados e a sua evolução desde os anteriores actos eleitorais merece um pequeno comentário, nomeadamente quando comparado com as sondagens disponibilizadas.

Curiosamente, os maiores erros registados nas sondagens não dizem respeito ao PSD, mas ao PS, que perdeu uma muito substancial parte do seu eleitorado, bem como com o CDS-PP, que aumentou enormemente a sua expressão eleitoral, sendo aqui que se verificam falhas difíceis de justificar.

A queda do PSD-Madeira, que ronda os 15% desde as últimas eleições e, mantendo a maioria absoluta dos deputados, perde a dos eleitores, era esperada em termos de tendência, já que não em termos quantitativos.

Com sondagens que apontam para resultados entre os 53.5% e os 50.5% e um resultado final de 48%, o desvio médio acaba por ficar perto dos 3.5%, o maior número de votos expressos nas sondagens quando comparados com os obtidos pelo PSD nas urnas acaba por ter menos expressão do que aquela que seria suposto caso houvesse uma flagrante intimidação ou condicionamento.

Sem comentários: