Esquema de funcionamento do "eCall"
Por questões de privacidade, não é permitido o seguimento em permanência do veículo, cabendo aos fabricantes implementar essa restrição, e o serviço será público, universal e gratuito dentro da União Europeia, devendo ser implementado nos veículos novos a serem comercializados a partir de Outubro de 2015.É de salientar que diversos fabricantes, a título individual, já implementaram sistemas de alerta semelhantes, sobretudo a nível de marcas ou de modelos de topo de gama, pretendendo o Parlamento Europeu, ao aprovar esta norma que determina a obrigatoriedade do sistema, universalizá-la.
As estatísticas apontam para mais de 25.000 vítimas mortais anuais resultantes de acidentes de viação em toda a União Europeia, sendo de prever que com a implementação do "eCall" este número possa ser reduzido em 10%, aceleranto a rapidez do socorro em 40% em zonas urbanas e até 50% nas rurais.
A redução do número de mortes, bem como menores consequências para os feridos, igualmente como resultado do menor tempo de resposta do socorro, depende, obviamente, da estrutura e dos meios disponíveis, bem como da prontidão da assistência nas urgências hospitalares, pelo que esta estimativa, que parece optimista, pode variar grandemente de um país para outro.
Sem comentários:
Enviar um comentário