sexta-feira, maio 29, 2009

UNESCO aprova Parque Gerês/Xurés como reserva da biosfera


Image Hosted by Imageshack
Uma vista do Parque Nacional da Peneda-Gerês

A UNESCO aprovou as candidaturas a reserva mundial da bioesfera da ilha das Flores, nos Açores, e do Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurés devido à sua riqueza florestal, pela importância dos ecossistemas e pelo alto nível de espécies endémicas auctóctones.

Segundo a UNESCO o conjunto do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque do Baixo Limia são centros de desenvolvimento sustentável, que envolvem as comunidades locais e regionais e integram estruturas de desenvolvimento que suportam os municípios a porem em prática critérios de sustentabilidade ambiental.

O Parque Transfronteiriço Internacional de Gerês/Xurés foi criado em 1997, incluindo o Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Xurês/Baixo Límia, na Galiza, Espanha, juntando assim áreas sob jurisdições naionais diferentes mas com continuidade geográfica e políticas comuns de perservação e conservação da riqueza natural que possuem.

Apesar de reconhecidas internacionalmente, as reservas da biosfera dependem da iniciativa e continuam sob jurisdição dos governos nacionais, funcionando como exemplos de conservação e gestão integrada e facilitando estudos sobre a Natureza, a biodiversidade e a sustentabilidade.

Sem comentários: