sexta-feira, abril 15, 2011

O Galileoscope na fotografia - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um adaptador T2 para a LX3

Usar um Galileoscope em conjunto com uma câmara digital, neste caso uma Panasonic Lumix LX3, implica adquirir algumas peças, de forma a obter um conjunto solidário, onde o alinhamento de lentes e objectiva seja correcto, permitindo ainda a focagem do objecto a fotografar.

Em primeiro lugar, é necessário dispor de um anel adaptador, designado por T2, com duas roscagens, uma das quais de 45 mm enrosca na LX3, enquanto no outro extremo, com o afastamento suficiente para a extensão da objectiva, fica uma rosca fêmea de 52mm, onde podem ser adicionados acessórios.

Image Hosted by ImageShack
Uma extensão para o adaptador T2

Existem várias soluções para prender o Galileoscope, podendo ser adquirido um suporte para lentes anamórficas, que basicamente é um tubo roscado em que três parafusos a cada 120º apertam o telescópio, promovendo o correcto alinhamento.

Dado que este adaptador custa perto de 40 Euros, o mesmo pode ser improvisado recorrendo a uma simples extensão cilíndrica, devidamente roscada, na qual serão feitos os furos onde serão introduzidos parafusos de fixação e ajuste.

Sem comentários: