quinta-feira, abril 14, 2011

O Galileoscope na fotografia - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Galileoscope montado

O Galileoscope é uma luneta astronómica, desenvolvida segundo os princípios do telescópio desenhado e construido por Galileu Gallilei, com o propósito de difundir a astronomia entre as camadas mais jovens.

Vendido desmontado, por um preço que ronda a trintena de Euros, a que acrescem portes de envio a partir da Alemanha, o Galileoscope tem uma excelente relação qualidade/preço, incorporando um conjunto de lentes de boa qualidade num desenho que parece algo rústico, mas se revela eficaz.

Image Hosted by ImageShack
As peças de um Galileoscope

Com uma objectiva de 50 mm e uma distância focal de 500 mm, o Galileoscope duas lentes Barlow e permite aumentos de entre 25X e 50X, tendo ainda a possibilidade de ser utilizado em conjunto com uma máquina fotográfica, factor que foi determinante na escolha deste equipamento.

Não é objectivo explanar técnicas fotográficas em sí, mas tão somente abordar a questão da adaptação do Galileoscope a uma máquina fotográfica, podendo tal ser extrapolado para outros equipamentos desde que possuam roscagem para a adição de acessórios.

Sem comentários: