quinta-feira, agosto 11, 2011

Força Aérea diz-se preparada para combater fogos florestais - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Ka-32 combate um fogo florestal em Portugal

Uma fonte do ministério da Defesa, com base num estudo da Força Aérea Portuguesa (FAP) assegura que este ramo das Forças Armadas está preparada para desempenhar missões de combate aos incêndios florestais a partir de 2012.

O objectivo desta medida, ainda em fase de estudo, permitiria ao Estado rentabilizar meios e reduzir custos, e implicaria a extinção da polémica Empresa de Meios Aéreos, dependente do Ministério da Administração Interna, o qual também está a estudar esta possibilidade.

Desta forma, os meios aéreos da EMA, entre os quais os helicópteros pesados Kamov Ka 32 e os Ecureill, transitariam para a FAP, poupando-se a nível da estrutura dirigente e administrativa da EMA, embora o valor total desta redução ainda não seja conhecida.

Relativamente à sustentabilidade da EMA, bem como ao seu enquadramento legal e aos pressupostos que determinaram a sua criação, já nos pronunciamos por diversas vezes, e a conclusão, desde essa altura, era a de que esta empresa era inviável e resultava num prejuizo para o Estado, tendo como objectivo primário uma engenharia financeira inaplicável na prática.

Sem comentários: