sexta-feira, março 18, 2011

NNN instalada no Defender - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
A centralina MSB retirada do Defender

Finalmente foi instalada no Defender a unidade de gestão electrónica, ou ECU, de modelo NNN, programável, que substitui a MSB original, a qual apenas pode ser modificada através da substituição da "eprom" onde estão armazenados os parâmetros de funcionamento do motor.

A substituição de uma centralina implica guardar num ficheiro, caso possível, os parâmetros da unidade anterior, procedendo à sua gravação antes de a desmontar, a qual possui dados que, por exemplo, facilitam o futuro emparelhamento com o imobilizador, bem como escolher qual o ficheiro que contém os mapas de gestão a usar.

Em termos físico, susbtituir a centralina é simples e rápido, bastando aceder ao compartimento sob o assento direito, removendo a base, o forro e a tampa para que esta seja visível, podendo-se então desligar as duas fichas e remover os três parafusos que a seguram.

A montagem da nova centralina faz-se seguindo os mesmos passos, colocando-a no local, apertando os parafusos, ligando as fichas e recolocando o assento, sendo que todo este processo em termos físicos deve ser efectuado com o motor desligado e verificando se existe óleo na cablagem.

Sem comentários: