sábado, outubro 12, 2019

Correntes para a neve - 2ª parte

A instalação é simples, muito semelhante à de uma simples correia de aperto, com a diferença de ser necessário recorrer a uma pequena alavanca, fornecida com o conjunto, para efectuar o ajuste, após o que se procede ao travamento, accionando uma pequena patilha que bloqueia o movimento do rolete.

Para desinstalar basta soltar o mecanismo de travão, após o que se pode rodar livremente o rolete, deixando solto a corrente que pode assim ser retirada, aconselhando-se, se possível, a uma pequena lavagem preliminar antes de ser colocada no saco de transporte, onde os utensílios necessários e as luvas fornecidas com o conjunto podem ser facilmente guardadas.

Naturalmente, existem pequenos truques, como o posicionar os pneus num determinado ângulo que facilite a instalação e remoção, o acomodar as correias de fixação durante o período em que estão em uso, ou mesmo as diferenças a nível de condução, e os limites de velocidade a respeitar, que segundo o fabricante destas correntes não deve exceder os 50 quilómetros por hora, mas que, certamente, depende em muito do tipo de piso, devem ser apreendidas e interiorizadas pelo utilizador para usar com segurança e conforto este tipo de equipamento.

Um conjunto de meia dúzia, que inclui um conjunto de acessórios e o saco de transporte, pode ter um preço que ronda a vintena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, e serve para um par de pneus, com três correntes em cada, o que garanta uma tracção acrescida às rodas motrizes, podendo ser o suficiente para permitir a um veículo sair de uma situação de atascamento.

1 comentário:

cmg disse...

Boas
Por esse preço não encontrei. Só bastante mais caro.
Cumps