sexta-feira, agosto 21, 2009

Direcção assistida em Séries - 7ª parte


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Um amortecedor de retorno ao centro

Diminuir o tamanho do volante, substituindo-o por um modelo de diametro semelhante ao de um veículo moderno, como o de um Defender, pode ajudar a reduzir o problema de uma tendência para a sobreviragem quando se efectua um pequeno movimento de direcção, mas obviamente não resolve o problema de fundo inerente ao desenho e conceito desta direcção assistida, demasiado linear e que se revela incapaz de distinguir a velocidade do Série.

Outra situação que é evidente, embora possa ser corrigida, é o facto de nos Série não haver um retorno ao centro da direcção, tal como acontece com a maioria dos veículos modernos nos quais, quando em movimento e largando o volante, o movimento tende para a linha recta com alguma rapidez.

Neste caso concreto, os amortecedores de direcção com retorno ao centro que mencionamos em textos anteriores, dos quais existem modelos para os Série com direcção assistida, podem resolver este problema, colocando a direcção mais compatível com a de um veículo moderno ao diminuir o tempo de retorno.

Apesar de alguns problemas, o recurso à direcção assistida, sobretudo se combinada com um amortecedor de retorno ao centro, será uma solução a ter em conta e talvez a melhor opção para utilizar um Land Rover Série no dia a dia sem demasiados problemas em termos de estacionamento ou de outras manobras a baixa velocidade.

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