sábado, janeiro 08, 2011

2010 teve temperaturas e chuvas superiores à média - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Chuvas em Portugal

No ano de 2010 registaram-se em Portugal temperaturas médias, a nível de mínimas e de máximas, superiores à média registada pelo Instituto de Meteorologia (IM) ao longo dos últimos 29 anos, com os dados a confirmar algo que parece ser intuitivo para muitos.

É sobretudo em relação à pluviosidade que o ano de 2010 mais se destaca, sendo o mais chuvoso da última década, com o valor de 1063 mm a ultrapassar em 20% a média dos últimos anos e o mês de Março a ser o terceiro mais chuvoso das últimas três décadas.

As alterações climáticas a nível mundial, mas neste caso no Sul da Europa, têm tido como efeitos mais visíveis o aumento de temperatura, incluindo o maior número de vagas de calor, bem como o nível de pluviosidade e, o que também não deixa de ser relevante, a maior indefenição das estações do ano.

Se em temos meteorológicos este será, resumidamente, o cenário, em termos práticos as consequências são inúmeras e patentes na disseminação dos fogos por uma maior parte do ano, o número e gravidade das inundações e o efeito numa agricultura já bastante enfraquecida por todo um conjunto de factores de origem política e económica.

Sem comentários: